top of page
Logo Final - Arquitetura & Turismo.png
  • Writer's pictureArthur de Macedo

A Origem da estética de Gaudí!

Updated: Sep 23, 2022

Descubra a origem dessa arquitetura carregada de formas, pensamentos e significados, que até os dias de hoje impressionam pela sua beleza.

arquitetura estética formas morfologia de Antoni Gaudí

Caso prefira, o conteúdo abaixo também pode ser visualizado mais detalhado pelo vídeo no Youtube - Você sabe a origem da Arquitetura de Antoni GAUDÍ?!

Para Gaudí, a Forma vinha da natureza, entendida como criação de Deus, as origens deste pensamento são muito antigas e podem ser encontradas em ideias de diferentes teóricos espalhadas pelo mundo.

Gaudí, no entanto, e sobretudo nas obras realizadas depois de 1900 (Parque Güell, a Casa Batlló e a Casa Milà), parece querer ir mais longe. Para ele, não se tratava apenas de imitação, como alguns dos classicistas diziam, mas de compreender os mesmos processos de criação, de criar da mesma forma que a própria natureza cria.


Gaudí estava convencido de que na natureza todas as formas estão presentes, mas que, ao mesmo tempo, todas essas formas se baseiam em alguns movimentos essenciais, formando símbolos de Gêneses e de vida.

Algumas alusões, como os ossos sempre presentes, referem-se ao fim da vida e seus aspectos mais essenciais e difíceis. Outros, porém, como os círculos, espirais, e redemoinhos, referem-se ao fato de que tudo tem o seu início, um começo.


A curva expressa a ideia de continuidade, a espiral é a figura do mistério, a forma que carrega a geração de todo o mundo criado, juntamente com formas de cortes geométricos cristalinos e abstratos.


Assim, Gaudí refere-se à aparência complementar dos mundos da natureza, sendo ela animal, mineral e vegetal, como também na conexão estabelecida pela criação em sua geração contínua entre o orgânico e o geométrico.

Kommentarer

Kunne ikke laste inn kommentarer
Det ser ut til at det var et teknisk problem. Prøv å koble til på nytt eller oppdatere siden.
bottom of page